Brincar dá-lhe a auto-confiança e novas capacidades 

“Se obedecermos a todas as regras, perdemos todas as oportunidades para nos divertirmos.” – Katharine Hepburn

Deficiências e distúrbios visuais

O tema das deficiências e dos distúrbios visuais cai frequentemente na esparrela do estereótipo. Apenas 10–15 % das pessoas com distúrbios visuais são cegas e apenas 10–15 % das pessoas portadoras de deficiência estão em cadeira de rodas.

A brincadeira oferece benefícios claros às crianças portadoras de deficiência e com distúrbios visuais:

  • sentem-se incentivadas a testar os seus limites
  • conseguem experimentar a sensação de êxito pessoal e
  • desenvolvem aptidões sociais e capacidades físicas

Autismo e Síndrome de Asperger

Em colaboração com a Universidade de Ciências Aplicadas de Rovaniemi, o Grupo Lappset conduziu um estudo envolvendo 15 crianças diagnosticadas com autismo ou síndrome de Asperger (AS). O objectivo do estudo era explorar as emoções das crianças (auto-confiança, sensação de êxito pessoal), as suas aptidões sociais (trabalho de equipa, interacção) e o seu comportamento. O estudo decorreu num dos parques infantis especialmente equipados da Lappset. Observou-se que as brincadeiras e jogos estruturados melhoraram o trabalho de equipa e as capacidades de interacção em particular. Observou-se também um desenvolvimento das capacidades motoras.

Dificuldades de aprendizagem

As dificuldades de aprendizagem são frequentemente associadas à descoordenação motora. O parque infantil dá às crianças a oportunidade de brincarem juntas, oferecendo também a cada criança a opção de descobrir desafios adequados e de experimentar a sensação de êxito pessoal.

Sabia que...
Os produtos Lappset são acompanhados por símbolos das capacidades motoras e por pictogramas DFA. Os símbolos das capacidades motoras indicam qual a capacidade motora principal que o equipamento ajuda a desenvolver. A sigla DFA deriva das palavras “design for all” (design para todos). O objectivo da Lappset é tornar os parques infantis acessíveis a todos

A brincadeira pertence a todos